A teoria da Geração Espontânea

Foto: Louis Pasteur
   
 Lembra quando falam-te: " Não deixes isto fora da geladeira se não estragarás!"? Tudo bem. Nós sabemos que, se algo ou comida não for conservado corretamento estragarás ou fungos e/ou bactérias poderam estragar tal coisa. Nós sabemos de onde vem todas essa bactérias, mas, pelo menos no século XVII (17), todos achavam que esses " mofos ", apareciam do vácuo. Essa é a teoria de Geração Espontânea. Que micro- organismos apareciam e desapareciam do nada. Muitas pessoas aceitavam essa teoria, enquanto outras, rejeitavam. 
 Um médico italiano chamado Francesco Redi (1626-1698) criou uma experiência para provar o erro dessa teoria. Siga o esquema:

 Redi colocaste dois potes de vidro semelhantes como carniças e comidas, porém, um estava coberto e outro não.
Resultado após dias:
O pote de vidro coberta estava com seu mesmo material ali dentro, desde o começo. Mas, o aberto, estava podre e cheio de bactérias e micro- organismos. " Não há Geração Espontânea, pois os organismos veem de fora "!

 Mesmo depois desta experiência, ainda havia pessoas a aceitar a teoria, então o,padre pesquisador italiano Lazzaro Spallanzi (1729-1799) criou um experimento que demonstraria permanentemente que não havia Geração Espontânea.
 Em 1824, o cientista francês chamado Louis Pasteur re-criou o experimento de Spallanzi, confira no esquema a seguir:

 Com dois vidros de gargalo, Pasteur ferve caldo de carne em cada gargalo. O primeiro, sem a curvatura quebrada, se mantém estéril.
 O segundo após um tempo Pasteur quebraste o gargalo, e logo após isso, bactérias surgem.
 
 Resumo: Foi mostrada que a Geração Espontânea não existe, mas, que os micro- organismos tem surgimento do ar. Por isso nós guardamos as comidas em lugares fechados, para não serem infectados.

Um comentário: